segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Dia 61!


Dia de Caldo de Legumes

Alex Atala tem a receita dele, eu tenho a minha, cozinha é uma delícia e a gente pode 

casar as receitas.

3 cebolas

3 talos de alho poró

1 nabo ( ele usa abobrinha)

3 talos de salsão

3 cenouras - usei 2

15l de água - essa quantidade dá para até 30l, mas acho que fica fraco, prefiro concentrar e

 depois diluir.

200 ml de vinho branco, ou 50 ml de cachaça (ele usa 1 litro, acho muito)

Atala sugere cravo da índia e louro, eu no caldo não uso, deixo para depois, no preparo dos

 pratos.

Cozinha em fogo baixo até os legumes decantarem, minha panela é de 8l então vou 

completando (leva umas 3-4 horas). Coa e tá pronto. Os legumes e um tanto do caldo eu 

bato no liquidificador e uso para fazer molho de tomate, para isso basta acrescentar 2 

tomates assados e umas 4 colheres do purê de legumes.

Pode congelar, usar em tudo, na foto o almoço - onde usei um tanto do caldo, para fazer 

lasanha, usei no molho, usei para regar a massa, dia de caldo no fogo é uma beleza, 

caldo-ostentação, coloco em tudo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário